Por que aprender primeiros socorros?

Papo Seguro
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Provavelmente você já se fez essa pergunta em algum momento da sua vida ou até mesmo passou por alguma situação onde precisou socorrer alguém e não sabia o que fazer, e nem para quem ligar.

duvidas

Neste texto irei demonstrar a importância de aprendermos noções básicas de primeiros socorros que podem fazer a diferença na vida de alguém que você ama!

De todas as mortes que acontecem no Brasil, cerca de 30% são por problemas cardíacos, como infarto por exemplo, causando a parada cardiorrespiratória (PCR): o coração pára de bater e não consegue bombear o sangue pelo corpo. Para se ter noção deste número, o câncer, que é uma das doenças mais temidas pelo homem, mata 13%, ou seja, menos da metade (veja mais no site do governo brasileiro ou nesta reportagem).

Nos adultos, nem sempre o coração pára subitamente. Geralmente há uma desordem elétrica e, por conta disso, nos primeiros 4 minutos temos uma boa chance de reverter a parada e salvar a vítima. Para isso, é necessário, além da famosa massagem cardíaca, usar um desfibrilador externo automático: equipamento capaz de dar um choque no peito da vítima, fazendo com que o coração volte a bater normalmente.

Outro dado relevante para entendermos a importância dos primeiros socorros é que a OMS - Organização Mundial da Saúde recomenda que, após ser acionada, uma ambulância deve estar entre 4 e 8 minutos no local da ocorrência (tempo resposta), o que sabemos que não é a realidade brasileira, já que existem relatos de vítimas que aguardaram por mais de 1 hora a chegada do socorro ou, infelizmente, faleceram antes de serem atendidas. Trânsito, condições climáticas e o baixo número de veículos de emergência disponíveis nas cidades pioram este tempo, além dos trotes.

Sabendo disso, imagina agora você chegando em casa e, ao entrar, se depara com um parente caído na sala. Ou então, uma criança se engasga num almoço em família no final de semana. Você sabe o que fazer? Vai esperar alguém que tenha treinamento chegar para ajudar? Aguardar uma ambulância? Talvez seja tarde! Melhor então estar preparado para lidar com situações como estas e aplicar medidas de primeiros socorros, ajudando na estabilização e melhora da vítima.

Cabe lembrar que no Brasil existem algumas leis e decretos que tornam obrigatória a capacitação em primeiros socorros, como por exemplo a lei federal nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, que determina que professores e demais funcionários dos estabelecimentos de ensino básico (sejam eles públicos ou privados) sejam capacitados em primeiros socorros. Tal lei foi criada por conta da morte de um aluno em Campinas - SP que faleceu após se engasgar com um pedaço de salsicha e ninguém soube o que fazer.

Portanto, podemos concluir que saber primeiros socorros é fundamental em nossas vidas. Aliás, é melhor saber e não precisar, do que precisar e não saber.


 Quer fazer um curso básico de primeiros socorros?

Aprender a desengasgar, realizar reanimação cardiopulmonar e como lidar diante de outras situações de mal súbito ou trauma? Entre em contato comigo! Posso lhe ajudar a obter certificado de Primeiros Socorros para leigos.

Perfil no LinkedIn: Link Externo