A Atuação da Segurança do Trabalho em Espaços Confinados – NR 33

A segurança do trabalho exige muito conhecimento, afinal, são diversos tipos de ambientes de trabalho com diferentes riscos ambientais.

Você sabe como é o trabalho em Espaço Confinado? Como podemos proteger o trabalhador ao realizar as tarefas neste local? Vamos compreender quais são as medidas que o empregador deve tomar para garantir a proteção dos trabalhadores.

NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaço Confinado

Para assegurar a proteção dos colaboradores, primeiramente, é preciso conhecer a NR 33 que fala sobre o trabalho em espaço confinado e estabelece as principais medidas de segurança para realizar as atividades profissionais de maneira segura. Vejamos o que diz a norma regulamentadora nº 33:

Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Exemplos de ambientes de trabalho nestas condições:

O espaço confinado se apresenta em diversos setores do nosso país, como construção civil, indústria alimentícia, indústria naval, agricultura, agro-indústria, siderúrgicas, metalúrgicas, entre outros. É preciso muita atenção e treinamento para exercer as atividades neste local de trabalho, por isso, o treinamento e conhecimento são fundamentais para o trabalhador realizar as tarefas com tranquilidade e segurança. Portanto, todos os setores que realizam o trabalho em espaço confinado devem cumprir a NR 33 com as obrigações dos empregadores e empregados, assim como outras legislações sobre o assunto como ABNT, NBR, por exemplo.

A norma regulamentadora 33 fala sobre alguns itens necessários para a segurança do trabalho dos colaboradores nestes ambientes, como:

Objetivo e Definição, Responsabilidades do empregador e do empregado, Medidas Administrativas, Gestão de Segurança e Saúde em Espaço Confinado, PET – Permissão de Entrada e Trabalho, Capacitação para trabalhos em Espaço Confinado, Emergência e Salvamento.

Como já mencionado anteriormente, é essencial a realização de treinamento para a capacitação dos colaboradores envolvidos, tantos dos supervisores, vigias e os trabalhadores autorizados. Pois, encontramos diferentes tipos de riscos ambientais que devem ser de conhecimento de todos, assim como, as medidas de segurança e prevenção de acidentes de trabalho.

Equipamentos para o Trabalho em Espaço Confinado

Os EPIs são peças fundamentais para proteger o trabalhador durante a jornada de trabalho. Por este motivo, identificar os Equipamentos de Proteção Individual adequados e apresentar a maneira correta de utilização, é de extrema importância para reduzir ou até mesmo eliminar os riscos existentes.

Veja os principais equipamentos de segurança que serão necessários para o cumprimento dos trabalhos em Espaço Confinado:

Cinto de Segurança para Espaço Confinado, Tripé com Suporte para Ancoragem, Soprador Pneumático, Placas de Sinalização, Insuflador/Exaustor, Duto para Insuflador/Exaustor, Guincho sobe e desce, Aparelho de Detecção de Gases.

O reconhecimento dos riscos no espaço confinado é obrigatório para que seja possível estabelecer as medidas de proteção ideais para combater os agentes ambientais.

Lembrando que, muitas vezes, não conseguimos enxergar o risco visualmente, pois o mesmo, pode ser imperceptível aos nossos olhos, como no caso dos gases. Neste caso, os detectores de gases irão auxiliar o profissional da segurança do trabalho à identificar e avaliar o nível de exposição dos riscos encontrados.

Deixe nos comentários! Gostou do texto? Comente, deixe o seu “gostei” e compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fique por dentro das novidades

Participe e comente...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: