Fogo na cozinha: por que não jogar água na panela com óleo?

Todos nós sabemos que, se a panela com óleo pegar fogo, não devemos jogar água. Mas, você sabe o motivo? E por quê o óleo pega fogo? O que devemos fazer?

Todo material sólido ou líquido que tem a capacidade de pegar fogo é chamado de combustível ou inflamável. Para que isto aconteça, ele precisa ser aquecido a uma determinada temperatura. Então, ele irá se decompor e começa a liberar vapores inflamáveis, que, em contato com uma faísca ou chama, pega fogo.

Quando esquentamos o óleo, inicialmente ele cumpre direitinho com sua função: frita o alimento. Mas, se por ventura, esquecermos a panela no fogão com ele ligado, o óleo vai esquentando, esquentando, esquentando, até atingir uma temperatura tão alta, que ele pega fogo mesmo sem a presença de uma chama ou faísca. É o que chamamos de temperatura de auto ignição. O calor da panela é suficiente para iniciar o fogo.

O óleo de canola, por exemplo, tem uma temperatura de auto ignição de 330ºC mais ou menos. Quando esta temperatura é atingida, ele começa a pegar fogo sozinho.

Muita gente acha que qualquer tipo de fogo pode ser combatido com água. Mas isto é errado, principalmente no caso do óleo. E por quê não devemos usar água?

A água é mais pesada que o óleo. Logo, quando a jogamos dentro da panela, ela vai direto para o fundo. Água e óleo não se misturam. E, como todos nós já sabemos, a água ferve a partir de 100ºC. Mas, como a temperatura do óleo é de pelo menos 330ºC, a água muda de estado líquido para gasoso subitamente e evapora, espalhando vapor de óleo por toda a cozinha, aumentando o incêndio. Por este motivo não devemos usar água jamais!

E o que fazer neste caso?

A maneira ideal de extinguir este fogo é acabar com o oxigênio, elemento que dá vida a ele. Neste caso, devemos cobrir a panela com uma tampa ou pano úmido torcido. Isto será suficiente para não permitir o contato do oxigênio do ar com o fogo, e rapidamente ele será extinto. Ah, e não esqueça de desligar a boca do fogão!

No alt text provided for this image

Muito importante: se a labareda estiver alta e você não conseguir se aproximar, o melhor a fazer é tirar as pessoas de casa, desligar o gás e, se necessário, chamar os bombeiros pelo telefone 193.

Se você sofrer uma queimadura, siga as dicas deste artigo que escrevi sobre como evitar acidentes domésticos e o que fazer em caso de queimaduras!

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fique por dentro das novidades

Participe e comente...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: