Você sabe o que é AVCB?

Quando pensamos em uma edificação sabemos que muitas são as medidas e licenças exigidas para que esta seja considerada uma edificação segura, apta ao trânsito ou moradia de pessoas. Sabemos também que a média de incêndios em São Paulo é de aproximadamente 70 mil incêndios ao ano, e é nesse contexto, em vista dessa realidade que o AVCB se faz necessário.

Afinal, o que é AVCB?

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o AVCB é o documento cuja responsabilidade de emissão fica por conta do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP). Trata-se da licença que comprova, por meio de vistoria prévia, que determinada edificação atende todos os critérios e condições de segurança contra incêndios e pânico.

Qual o objetivo fundamental do AVCB?

Como o AVCB se trata da comprovação da implantação de uma série de medidas, ou seja, um sistema de proteção cuja finalidade é a preservação, não só do patrimônio, mas principalmente da vida. A ideia da obrigatoriedade do documento é evitar que situações como aquela ocorrida em 2013, na cidade de Santa Maria – RS se repita. Nesse caso em particular, onde um incêndio matou 242 pessoas, sabe-se que não foi apenas o fogo o responsável por esse lamentável incidente, mas a falta de recursos, equipamentos, rotas de fuga e controle, enfim. A partir do AVCB é que esse tipo de realidade pode ser prevenida ou até descartada da rotina de diversas edificações, sejam estas comerciais ou não.

O AVCB é obrigatório?

De acordo com o Decreto Estadual (SP) nº 56.819, de 10 de março de 2011, todas as edificações, com exceção daquelas em que reside uma família apenas, devem possuir o documento de Auto de Vistoria. Porém, nesse sentido, algumas regras devem ser observadas, uma vez que, algumas edificações exigem um Projeto Técnico, minuciosamente desenhado conforme as legislações e normas técnicas exigidas para aquele determinado tipo de construção.

Imóveis com área superior a 750 m², por exemplo, exigem a aplicação de um Projeto Técnico, feito conforme as instruções do Corpo de Bombeiros, o qual também inclui Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e laudos. Esse Projeto deve ser assinado por um profissional habilitado, ou seja, um Engenheiro de Segurança, garantindo então um projeto seguro e válido.

Medidas exigidas para a implantação de AVCB

Ao solicitar a vistoria para a aquisição do laudo, algumas medidas são necessárias, tais como a instalação dos seguintes itens:

  • Escadas de incêndio;
  • Portas corta-fogo;
  • Iluminação de emergência;
  • Extintor de incêndio;
  • Hidrantes;
  • Detectores de fumaça e mais.

Esses são apenas alguns exemplos, cada projeto é analisado conforme uma série de critérios, conforme dito anteriormente.

O AVCB é pago?

Para a emissão do Auto de Vistoria pelo CBPMESP, são cobradas as seguintes taxas:

  • Taxas de Análise;
  • E Taxas de Vistoria.

Essas taxas são calculadas com base na área da edificação em m² e com base na Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESPs), a qual estabelece que edificações paguem as taxas proporcionalmente a sua área, ou seja: as maiores pagam mais taxas, já aquelas menores pagam menos.

Qual o prazo de validade do AVCB ?

O prazo de validade de uma Auto de Vistoria varia entre um e cinco anos, dependendo da edificação, do tipo de ocupação, assim como de suas particularidades construtivas. Uma vez vencido, o documento deve ser renovado ou também caso haja qualquer alteração estrutural na edificação. Lembrando que o AVCB pode ser caçado se esses cuidados não forem tomados. Saber o que é AVCB é tão importante quanto saber como adquirir e manter a vistoria em dia.

Se seu prédio ou empresa ainda não possui o AVCB, corra e regularize, pois essa é uma medida de proteção e de segurança de fundamental importância, até mesmo para contratações de seguro e aquisição de documentos, tais como Habite-se e etc.

Deixe nos comentários! Gostou do texto? Comente, deixe o seu “gostei” e compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fique por dentro das novidades

Participe e comente...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: